Esse ano, mais precisamente no dia do cliente (15 de março), o governo brasileiro, por meio do Ministério da Justiça, anunciou o lançamento de um sistema denominado alertas de Recall.

Através do Portal do Ministério, o consumidor consegue realizar o cadastro com todos os dados dos produto, que pode ser informações desde a manutenção, até outras mais complexas.


Como funciona o Recall

Todo o acompanhamento da manutenção do produto poderá ser feita pelo cliente diretamente no site, como também o andamento do status. Isso acaba deixando o consumidor mais tranquilo, uma vez que o seu produto é monitorado de maneira contínua.

Uma ferramenta muito útil ao consumidor é a de registro, onde podem ser deixados relatos sobre produtos comprados, bem como consultas a chamadas que estejam em aberto. De acordo com algumas informações repassadas pelo Ministério da Justíca, grande parte das chamadas de recall no país são feitas pelas concessionárias e/ou fabricantes de veículos.

Na prática, um recall é uma ferramenta utilizada para mediar o relacionamento entre clientes e empresas, em assuntos diretamente ligados à segurança e também à saúde das pessoas. Também é importante frisar que são emitidos documentos que comprovam o atendimento por parte dos consumidores ao sistema de recall.

As companhias que, por alguma razão, descumprirem com as suas obrigações e deveres poderão pagar multas, e em casos extremos, perder o direito de atuar regularmente no Brasil. Uma das principais razões do governo ter criado o sistema de recall foi facilitar a vida dos consumidores na hora de resolver problemas ligados à compra, de uma maneira prática e rápida.


Como fazer a consulta de Recall

No recall, o consumidor tem a oportunidade de acessar informações sobre riscos de serviços ou produtos que são oferecidos no país. Dessa maneira, no caso de produtos, é feito o recolhimento do mesmo, e a empresa apresenta soluções para resolver o problema. Se você deseja fazer uma consulta de Recall, basta realizar esses procedimentos:

  1. Ir até a página do Ministério da Justiça, voltada para essa questão, no endereço http://portal.mj.gov.br/recall/.
  2. Consultar o produto/veículo ou marca pelo nome.

Isso garante mais segurança para todos os consumidores, uma vez que o comércio de produtos e serviços nocivos à saúde é totalmente banido. No caso da empresa identificar qualquer problema é obrigatório informar imediatamente todas as pessoas que adquiriram o produto.

Em outras palavras, quando o fornecedor não consegue garantir a segurança dos seus clientes, é recomendado que o produto não seja comercializado, caso contrário, poderá sofrer punições sérias.

De uma forma geral, tudo que for vendido no Brasil precisa ser seguro, não trazendo nenhum tipo de danos para a saúde, de qualquer espécie. A segurança também deve ser resguardada.


Alertas de Recall Direito do Consumidor

Como funciona o Recall

Antes de realizar qualquer compra, é importante que o consumidor faça uma consulta sobre a abrangência da campanha de recall e se o produto a ser adquirido faz parte desse sistema. Se a resposta for sim, basta se dirigir pessoalmente ao endereço informado pela empresa para fazer o reparo ou a troca.

Também é importante que não haja nenhuma cobrança extra, desde que tudo esteja dentro do prazo estipulado na garantia.

O principal objetivo do recall é eliminar por completo todo perigo para os consumidores, mantendo a sua segurança e saúde. O ideal é que ao perceber qualquer funcionamento diferente, ou comunicado da fabricante, o cliente consiga resolver o problema imediatamente.


Informações úteis sobre o Recall

O recall trata-se de um chamado oficial emitido pela empresa para os consumidores a fim de realizar os reparos necessários em produtos que, de alguma maneira, sejam considerados um perigo. Se a empresa que comercializa determinada mercadoria souber, antes ou depois, de algum perigo para os seus clientes, é fundamental que os mesmos sejam informados.

Isso garante que o reparo ou a troca do produto possa ser feita sem problemas para os envolvidos.