O Financiamento Estudantil, ou simplesmente Fies, é um programa do Governo Federal que foi instituído em 1999. Ele tem como principal objetivo garantir a oportunidade de conseguir uma graduação aos estudantes que não têm condições de pagar uma universidade. O Boleto Fies precisa ser quitado em dia (a cada três meses), para que o aluno não perca esse benefício.

Os meses em que o pagamento deverá ser realizado são: março, junho, setembro e dezembro. Todos os boletos são enviados para o endereço cadastrado. No entanto, se eles não forem entregues, ou se você perdeu esse documento por alguma razão, a segunda via poderá ser emitida via internet. Mais uma comodidade para os envolvidos.


Atualizar Boleto Fies

Os alunos que por algum motivo perderam o prazo de pagamento do boleto Fies, podem atualizar o documento de uma maneira muito rápida e simples. No site oficial do programa, dentro do portal da Caixa Econômica Federal, é preciso informar o número do CPF e a senha para acessar o sistema.

Uma vez logado no sistema, basta ir até a opção “Boletos”. Já aqueles que ainda não possuem cadastro, mas que também estão com pagamentos em atraso, precisam realizar um cadastro básico, e efetuar a atualização do Boleto Fies. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, ou em uma casa lotérica.

2ª Via

Todos os pagamentos do FIES devem ser feito através de um extrato de pagamento, que é enviado para o endereço cadastrado no sistema. Essas informações podem ser atualizadas a qualquer momento dentro do próprio site da instituição.

Também é possível fazer esse pagamento através de um boleto emitido pela Caixa Econômica Federal. Isso fica a critério de cada pessoa.


Boleto Fies Caixa

Atualizar boleto FIES

Se você deseja emitir a segunda via do seu boleto Fies na Caixa é muito simples, basta seguir os seguintes passos:

  • Vá até o site da Caixa Econômica Federal no endereço http://www.caixa.gov.br/;
  • Digite o número do contrato ou o seu CPF;
  • Preencha o código verificador e continue com o procedimento.

Com esse documento em mãos, basta apenas se dirigir a qualquer agência bancária ou casa lotérica. O débito automático também é aceito para quem deseja dar mais praticidade ao seu dia a dia.


Boleto Fies Banco do Brasil

Há casos em que o estudante opta pelo Banco do Brasil para ser o seu agente financiador. Se esse for o seu caso, para conseguir a segunda via do boleto Fies, é necessário ir pessoalmente a uma das agências do banco.

Outra maneira é pedir ajuda ao sistema de atendimento ao cliente no telefone 0800 729 0722. Diferente da Caixa, o sistema de emissão do boleto online não está disponível no Banco do Brasil.

Os estudantes que forem correntistas do banco e que desejam pagar direto no site, mesmo que em atraso, basta digitar o código de barras, que o boleto é atualizado automaticamente, para que o pagamento seja finalizado.

É muito importante que os estudantes não atrasem o pagamento dos seus boletos, pois, o não pagamento implica na perda do benefício, e em alguns casos, o nome ainda pode ser levado para o SPC ou Serasa.