PIS é a sigla do Programa de Integração Social, uma contribuição tributária de caráter social administrado pelo Ministério da Fazenda e paga pela Caixa Econômica Federal. Criado por meio da Lei Complementar nº 7, do ano de 1970, o programa tem o objetivo de garantir direitos aos trabalhadores de empresas públicas ou privadas.

Apenas com o cadastro do PIS é possível obter uma carteira de trabalho (CTPS), sendo esta a única forma de acesso do cidadão aos benefícios de um emprego formal, como a aposentadoria, o Abono Salarial, os auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no caso de acidente ou invalidez, ou até mesmo o acesso ao seguro-desemprego, no caso da perda de fonte de renda.


Por que é necessário ter um cadastro no PIS?

Além de ser a única maneira de conseguir obter um trabalho com carteira assinada, é por meio do registro do PIS que o cidadão adquire o seu Número de Identificação do Trabalhador (NIT). O NIT é usado para reconhecer cada proletário, preservando os seus benefícios em lei pelo Ministério do Trabalho e pela Previdência Social.

Alguns Programas Sociais e/ou condições estabelecidas pelas Políticas Públicas de Governo Federal, Estadual ou Municipal são garantidas ao indivíduo que tenha o NIT. O número do cartão do Programa Bolsa Família, por exemplo, é o mesmo número do NIT.


Como fazer o cadastro do PIS?

Cadastro PIS Caixa

O cadastro no Programa de Integração Social (PIS) pode ser feito, presencialmente, em qualquer agência bancária da Caixa Econômica Federal, ou também pela internet. Em qualquer escolha, não é cobrado nenhum valor. O procedimento é fácil e leva poucos minutos para ser concluído.

Cadastro PIS na Caixa

No primeiro caso, o cidadão deve ir até uma agência da Caixa em horário de atendimento (das 11h às 16h) portando documentos de identificação básicos, como sua carteira de Identidade original, e o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de um comprovante de residência. Feito o cadastro no atendimento pessoal da agência, o cidadão receberá uma folha de papel impressa com o número do seu NIT.

Cadastro do PIS pela internet

A outra forma de obter o PIS é acessando o endereço eletrônico https://cnis.inss.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml. Você terá que clicar no link Inscrição no canto esquerdo do site, e em seguida em “Filiado’. Será necessário preencher o formulário com as informações:

  • Nome completo;
  • Nome da mãe;
  • Número do CPF;
  • Data de nascimento;
  • RG ou Carteira de Habilitação.

Emissão da Carteira de Trabalho

Com o número do PIS Caixa em mãos, a emissão da Carteira de Trabalho já pode ser solicitada. O cidadão deverá apresentar-se em um posto de atendimento do Ministério do Trabalho da sua cidade com os seguintes documentos:

  • Número do PIS impresso;
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência.