O Governo tem pensado a cada dia em formas de tirar a economia brasileira do atual estado, e uma das mais aguardadas pelos trabalhadores foi o saque do FGTS. O calendário FGTS 2017 foi liberado em fevereiro desse ano, e de lá para cá gerou muita expectativa entre as pessoas.

Trabalhadores que tinha contas inativas até 2015 conseguiram retirar esse recurso, apenas usando o seu cartão cidadão. Porém, para conseguir ter acesso a esse dinheiro, foi essencial saber exatamente qual perfil se enquadrava nessa categoria.

Sendo que a Caixa Econômica Federal se colocou inteiramente à disposição para fazer todos os esclarecimentos necessários. Mesmo os trabalhadores que atuaram no mercado em 2016 com carteira assinada, poderiam conseguir realizar esse saque.

O primeiro ponto que precisa ser entendido para saber quem tem direito a sacar o FGTS é saber o que exatamente significa uma conta inativa. Trata-se daquelas contas onde não há mais nenhum tipo de movimentação, ou seja, são aquelas pessoas que atuaram no regime CLT, que tiveram os seus contratos finalizados, ou que estejam passando por um momento de desemprego.

Porém, há casos em que a pessoa tem uma conta inativa, mas que não conseguiram realizar o saque do FGTS, isso acontece, pois é obrigatório ter como referência o ano base estabelecido pelo Governo.


Quem tem direito a sacar o FGTS

De acordo com as leis vigentes no Brasil, têm direito a receber o FGTS os trabalhadores que se enquadram nos seguintes casos:

  • Aqueles que possuem contas inativas com no mínimo 3 anos;
  • Trabalhadores aposentados;
  • Contribuintes que tenham passado por enchentes ou outros desastres naturais;
  • Familiares de contribuintes já falecidos;
  • Pacientes com doenças em estado terminal, ou graves como AIDS, câncer, entre outras;

Quando é possível sacar o Fundo de Garantia

Calendário FGTS

Há momentos específicos onde o FGTS das contas inativas pode ser sacado, sendo que um pré-requisito obrigatório é que a rescisão do contrato precisa ter sido feita até no máximo dezembro de 2015, somente esses trabalhadores entraram na conta do governo para o saque do FGTS.

E para aqueles que não sabem o valor exato que têm direito a sacar, basta consultar o extrato da conta, tanto via aplicativo, quanto no site da Caixa Econômica Federal.


É possível pedir demissão para receber o FGTS?

Muitos trabalhadores têm essa dúvida e a resposta é não. Como citado anteriormente o benefício diz respeito às contas inativas desde 2015. Tudo que foi depositado depois não poderá ser sacado, a não ser que esteja enquadrado em uma das resoluções previstas em lei.


Calendário FGTS 2017 – Tabela de saque

O Governo Federal por meio da Caixa Econômica Federal liberou o calendário do FGTS 2017 desde o início desse ano. Confira:

» Trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro: a partir de 10 de março

» Trabalhadores nascidos em março, abril e maio: a partir de 10 de abril

» Trabalhadores nascidos em junho, julho e agosto: a partir de 12 de maio

» Trabalhadores nascidos em setembro, outubro e novembro: a partir de 16 de junho

» Trabalhadores nascidos em dezembro: a partir de 14 de Julho


Saque do FGTS

Seja qual for a situação que o trabalhador se enquadre, o saque deverá ser feito em uma das agências da Caixa Econômica Federal, nos seus correspondentes, ou nas Casas Lotéricas. E para quem deseja fazer o saque é preciso apenas o cartão cidadão e a senha pessoal, ou um documento de identidade.

Vale ressaltar que especialistas recomendam que mesmo os trabalhadores que não estejam precisando do dinheiro retirem esse valor da conta do FGTS e busquem outras aplicações. Para se ter uma ideia, o rendimento dessas contas são de 3% ao ano, enquanto que na poupança esse valor aumenta para 7% ao ano.

Isso faz com que essa última opção seja mais atraente para os contribuintes. No entanto, há outras maneiras de investir esse recurso e que acaba trazendo outras vantagens.