O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício muito aguardado por uma grande parte de trabalhadores brasileiros. Um dos motivos é que o dinheiro extra é muito bem-vindo para sanar dívidas, e deixar as contas em dia.
Como de costume, os recursos começam a ser liberados no início no ano, e finalizam em junho ou julho do ano seguinte, por isso é tão importante conhecer muito bem o calendário PIS 2017. O prazo final nesse caso é de 30 de junho de 2018. Se você possui todos os pré-requisitos para receber o benefício, confira todas as informações que separamos para você.
Calendário Caixa PIS 2017
Como mencionado anteriormente, os pagamentos do benefício são realizados de acordo com o calendário PIS 2017. E a base dessas datas é o mês de aniversário do trabalhador. Para entender melhor, contribuintes que fazem aniversário nos meses de janeiro e fevereiro recebem em janeiro, março e abril em fevereiro e assim sucessivamente.
Um dado muito importante é que também há um prazo final no calendário PIS 2017, e ele é o mesmo para todos os casos, ou seja, independentemente do mês de nascimento, o limite para receber esse recurso é 29 de junho de 2018. Dessa forma, a tabela com o calendário PIS 2017 ficou assim:
- Nascidos em julho: 27 de julho de 2017;
- Nascidos em agosto: 17 de agosto de 2017;
- Nascidos em setembro: 14 de setembro de 2017;
- Nascidos em outubro: 19 de outubro de 2017;
- Nascidos em novembro: 17 de novembro de 2017;
- Nascidos em dezembro: 14 de dezembro de 2017;
- Nascidos em Janeiro e Fevereiro: 18 de janeiro de 2018;
- Nascidos em Março e abril: 22 de fevereiro de 2018;
- Nascidos em Maio e Junho: 15 de março de 2018.
Documentos necessários para sacar o PIS 2017
Os trabalhadores que têm direito ao PIS 2017 e possuem conta na Caixa Econômica Federal poderão optar por receber o valor direto nela. Já se você não possui conta no banco, basta se dirigir a uma das suas agências, ou correspondentes credenciados, e realizar o seu saque. Também é necessário levar o cartão cidadão, juntamente com um documento com foto, como:
- Carteira de identidade;
- Carteira de motorista;
- Passaporte;
- Carteira de trabalho;
- Identidade militar.
Valor do PIS 2017
O Caixa PIS 2017 tem o valor de um salário mínimo, sendo que ele costuma sofrer reajuste anual justamente por estar ligado à essa questão. Portanto, ele acaba sendo um salário a mais no ano do trabalhador. O valor do PIS esse ano é de R$ 960,00. Já aqueles trabalhadores que receberem em 2018 já conseguiram receber com um reajuste.
PIS 2017: quem tem direito a receber
Para saber se você é apto a receber esse benefício é necessário observar as seguintes especificações:
- Possuir cadastro no PIS por pelo menos cinco anos;
- Receber mensalmente até no máximo dois salários mínimos;
- Ser contratado em regime de CLT por uma empresa privada;
- Ter exercido a sua função por no mínimo 30 dias corridos no ano anterior;
- Possuir o RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) registrado no Ministério do Trabalho.
Quem não tem direito a receber o PIS 2017
Mesmo que você trabalhe com carteira assinada não é garantia que você possa receber o PIS 2017. Existem alguns casos em que esse direito não se aplica, como:
- Pessoas que atuam em órgãos públicos;
- Empregados que sejam registrados como domésticos;
- Trabalhadores veiculados com pessoas físicas, e não jurídicas;
- Diretores que não tem vínculo empregatício;
- Pessoas que ganham mais de dois salários mínimos por mês;
- Funcionários que são menores aprendizes.
Quando sairá o Calendário PIS 2018
Basicamente há duas categorias de trabalhadores que irão receber o PIS Abono Salarial Caixa 2018: Aqueles que nasceram entre os meses de janeiro a junho e que não conseguiram sacar em 2017. E os outros que já começam a receber no trimestre seguinte, nesse último caso, o calendário PIS 2018 deve ser liberado em meados de junho de 2018.cc