O Cartão Cidadão é um documento muito importante para os trabalhadores brasileiros. Através dele é possível realizar diversos procedimentos importantes, como, por exemplo, o saque do FGTS, PIS e até mesmo o Seguro-Desemprego.

A sua emissão é feita pela Caixa Econômica Federal, que é uma parceira do Governo Federal. O Cartão Cidadão é muito semelhante aos cartões bancários de débito e crédito, no entanto, a sua função é outra.

Com o Cartão Cidadão, a pessoa consegue movimentar todos os recursos que são ligados de alguma maneira ao Governo Federal. Ele está liberado para ser utilizado em qualquer caixa de alto atendimento da Caixa, além nas agências próprias do banco.

Você só tem direito ao cartão cidadão caso tenha atuado de carteira assinada em algum momento da sua carreira. Por isso ele é visto por muitos como um aliado do trabalhador.

Vale ressaltar que o Cartão Cidadão é pessoal e intrasferível, nele também consta número de PIS do trabalhador. Estão vinculados a ele todas as informações do serviço prestado para as empresas privadas. Todos os trabalhadores que possuem o cartão cidadão conseguem receber os seus benefícios de uma maneira rápida e sem burocracia.


Como fazer o Cartão Cidadão

Se você deseja solicitar o seu Cartão Cidadão, basta se dirigir a uma das agências da Caixa Econômica Federal, ou através do telefone 0800 726 0207. O atendente irá explicar todo o procedimento, incluindo os documentos necessários.


Como consultar o saldo dos benefícios com o Cartão Cidadão

Como fazer o Cartão Cidadão

Se você pretende saber qual o saldo dos seus benefícios, é muito simples realizar essa consulta com o Cartão Cidadão:

  • Entre diretamente no site dos Serviços Sociais da Caixa.
  • Em seguida basta digitar o número do seu NIS/PIS/PASEP, juntamente com a senha pessoal. Essa é uma garantia que terceiros não irão utilizar os seus dados.
  • Os contribuintes que não têm senha, podem realizar esse cadastro diretamente no site.
  • Verifique as informações que deseja acessar, uma vez que nesse portal existe uma enorme variedade de dados importantes.

Como tirar a segunda via do Cartão Cidadão pela internet

A emissão da segunda via do Cartão Cidadão não pode ser feita pela internet, no entanto, quando já tiver os documentos em mãos, pode realizar outros procedimentos, como a emissão de extratos, ou a consulta de saldos.

Se por acaso você perder o seu cartão, ou se ele foi furtado, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente: o telefone é 0800 726 0207, e a ligação é totalmente gratuita. Nesse momento você consegue pedir a segunda via, mas é necessário informar o número do PIS/NIS e também os seus dados pessoais.

Após realizar o pedido, o Cartão Cidadão é encaminhado para a residência do trabalhador, ou para uma agência próxima para ser retirado. É sempre importante avisar que, para usar o cartão, é necessário criar uma nova senha, e para isso é preciso comparecer a uma das agências da Caixa Econômica Federal.


Como recuperar a senha do Cartão Cidadão

A sua senha é responsável por habilitar o uso do seu Cartão Cidadão, e ela pode ser recuperada em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Para poder fazer esse pedido, a pessoa precisa estar com qualquer documento de identificação que tenha foto, e também com o seu número do PIS/NIS.

O Cartão Cidadão é uma maneira de facilitar a vida do trabalhador, uma vez que ele tem um único lugar a possibilidade de realizar diversos procedimentos. Todos ligados aos programas do governo como PIS, FGTS, salário família, entre outros.

Por ter essa caraterística, somente pessoas atendidas por algum desses programas, ou que trabalharam de carteira assinada, conseguem solicitar o seu Cartão Cidadão.