O Ministério do Trabalho vem buscando ao longo do tempo alternativas para implementar novidades tecnológicos no seu sistema de identificação dos trabalhadores. O principal objetivo é facilitar cada vez mais a vida dos cidadãos, e ao mesmo tempo otimizar os processos trabalhistas. E com esse intuito o órgão vem adotando aos poucos a Carteira de Trabalho Digital.

Esse novo documento promete ser um dos mais completos do Brasil. E para isso, as informações do trabalhador são cruzadas com as da Previdência social, o que acaba trazendo ainda mais segurança.


Como Funciona a Carteira de Trabalho Digital?

O processo de emissão da Carteira de Trabalho Digital é muito simples e rápido. Enquanto as tradicionais (impressas) você precisava agendar o atendimento e esperar um prazo para retirar a sua (o que muitas vezes acabava atrapalhando a vida dos trabalhadores), com o novo formato esse prazo é de apenas 30 minutos.


Como Tirar a Carteira de Trabalho Digital?

O principal responsável por essa melhoria do processo de emissão da Carteira de Trabalho Digital é o novo sistema utilizado pelo órgão, que é totalmente informatizado. Por ser um dos documentos mais importantes da vida dos trabalhadores, quando mais ágil for esse processo, melhor para as pessoas que necessitam da carteira de trabalho para participar de diversas ações seletivas.

Existem muitos pontos positivos quando se fala na emissão da Carteira de Trabalho Digital, são eles:

  • Ela é totalmente gratuita, diferente da tradicional onde muitas vezes era necessário realizar o pagamento de uma taxa ao solicitar a sua segunda vida.
  • O procedimento de emissão da Carteira de Trabalho Digital começa em uma das agências de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, onde você precisa realizar a solicitação do documento.
  • Se você ainda tem o modelo antigo, pode usar sem problemas. Nesses casos, a Carteira de Trabalho Digital só começa a ser emitida quando for solicitada a segunda via, ou por quem vai tirar o documento pela primeira vez.

Além do mais, a CTPS Digital é muito mais segura. Você não precisa levar foto, uma vez que ela é tirada no momento da solicitação. O novo sistema é completamente integrado às informações. Para evitar fraudes ou falsificações, o novo documento possui diferentes dispositivos de segurança. Uma forma de afastar, inclusive, irregularidades ligadas aos benefícios oferecidos dos trabalhadores.


Agendamento Carteira de Trabalho Digital

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital

Você pode garantir o seu agendamento diretamente no site do Ministério do Trabalho. Quem preferir, pode comparecer pessoalmente em um dos postos autorizados.


Consultar Número da Carteira de Trabalho

É na carteira de trabalho que são registradas todas as vivências profissionais, inclusive os primeiros passos do trabalhador. Essa é uma das razões desse documento ser tão importante.

Quem deseja consultar o número da carteira de trabalho, o ideal é tirar o extrato do FGTS. Também é possível saber através da ficha de registro da empresa ou também pelo termo de rescisão do contrato (se for o caso).

No caso do trabalhador perder a sua carteira de trabalho, ou ter o documento roubado, é necessário se dirigir a uma delegacia e fazer o B.O. (boletim de ocorrência). Em seguida é só solicitar o documento em um dos postos autorizados do Ministério do Trabalho.  É preciso apresentar o B.O., junto com uma foto 3×4 (onde a nova carteira ainda não estiver disponível), certidão de nascimento e algum documento que comprove a numeração da antiga carteira.

Essas medidas são necessárias para manter a segurança dos trabalhadores, uma vez que isso garante que terceiros não consigam utilizar o documento para receber benefícios, por exemplo. Por isso é tão importante relatar o fato à Polícia.