O primeiro documento do cidadão brasileiro é a sua certidão de nascimento, portanto, os pais são incentivados cada vez mais a fazer esse procedimento com agilidade. Através da certidão, já fica registrado o dia, mês e ano de nascimento do bebê, a cidade natal, os nomes dos pais, além de outros dados muito importantes.

E para facilitar ainda mais a vida dos pais brasileiros, atualmente já é possível fazer o pedido da certidão de nascimento online. Isso faz com que a pessoa não precise mais procurar um cartório próximo, otimizando bastante o seu tempo.

O que ocorre com frequência é que os pais registram os seus filhos logo após o nascimento. Essa é uma garantia de que no futuro, o agora bebê não tenha nenhum problema quando adulto. A certidão é tão importante, que a partir dela o Governo consegue saber com precisão a taxa de natalidade do país, e reconhecer o pequeno como um verdadeiro cidadão.


Certidão de Nascimento Online

Alguns cartórios passaram a oferecer o serviço de certidão de nascimento online, onde os pais não precisam se preocupar em sair de casa ou da maternidade para dar entrada nos papéis. De uma forma geral, você consegue solicitar esse documento via internet, e a certidão pode ser emitida para qualquer lugar do país, graças ao sistema informatizado. Vale lembrar que existe a necessidade de pagar uma taxa, uma vez que ele não é gratuito.

O serviço de emissão da certidão de nascimento online acaba sendo muito útil para quem precisa emitir o documento em outra cidade, isso evita que sejam feitos deslocamentos desnecessários.


Onde tirar a certidão de nascimento online

Como tirar a Certidão de Nascimento Online

Para os pais de recém-nascidos é fundamental saber onde tirar a certidão de nascimento dos filhos, uma vez que ao longo da vida, esse documento irá ter um papel decisivo.

Há algum tempo atrás era preciso enfrentar uma série de medidas burocráticas para finalmente conseguir emitir a certidão de nascimento, sendo que para o envio, a pessoa precisava ainda esperar. Hoje em dia tudo se tornou muito prático.

Basta apenas que os pais se dirijam a um cartório mais próximo (caso não queira utilizar o sistema online), com o documento DNV (Declaração de Nascido Vivo), emitido pelo hospital ou maternidade. Há casos em que o no próprio local de nascimento existe um departamento responsável por essa emissão.

Os funcionários do cartório analisam a veracidade dessa declaração, e se tudo estiver dentro do previsto, a certidão de nascimento é lograda e entregue ao responsável. Um comprovante oficial da existência do seu filho ou filha.

O prazo de entrega é imediato, e nesse caso, não existe a necessidade de fazer nenhum tipo de pagamento. A emissão é gratuita. Já no caso da segunda via é preciso pagar uma taxa de R$ 18,00 (esse valor pode sofrer alterações). Também é necessário apresentar um outro documento de identificação como RG ou CPF.


Importância de tirar a certidão de nascimento

A certidão de nascimento é sem dúvida o documento mais importante dos brasileiros, inclusive quando comparado ao RG, carteira de motorista ou passaporte. Isso acontece por ele ser a base de todos os demais. A Certidão é capaz de legitimar a existência de uma pessoa, como um verdadeiro cidadão brasileiro.

Outro ponto a ser considerado é o fato de que sem ela a pessoa não consegue exercer a sua cidadania através do voto. Fica impedida também de trabalhar regularmente, pois a emissão da carteira de trabalho também está ligada ao documento. O mesmo vale para o passaporte.

Essas são as razões que fazem com que o documento seja tão imprescindível. O recomendado é que os pais já saiam da maternidade com o recém-nascido devidamente registrado.