A certidão de reservista é um documento emitido exclusivamente para homens, e tem como principal objetivo comprovar que a pessoa está em dia com o alistamento militar, que obrigatório para os homens que completam 18 anos. Uma vez que nessa idade, entende-se que o cidadão esteja pronto para exercer os seus deveres e direitos dentro das forças militares.
Nesse artigo você vai conhecer mais sobre esse documento, o quanto ele é importante para os brasileiros, já que diversas atividades diárias estão ligadas à certidão de reservista. Quer conhecer mais sobre o assunto? Continue lendo.
O que é a Certidão de Reservista
O primeiro a se saber é que cabe ao Exército emitir a certidão de reservista. Esse documento comprova que você foi dispensado do serviço militar por razões diversas, esse parecer é dado pela Junta Militar. Pode ser: excesso de contingente (onde existe um número elevado de candidatos, uma vez que os salários e plano de carreira são bem interessantes). A dispensa também é provocada por razões médicas, ou no caso do candidato está cursando uma faculdade.
Também há casos em que o homem se alista, cumpre todas as suas tarefas com louvor, e já se torna apto a receber a sua certidão de reservista. A Junta Militar é a comissão responsável por elaborar e emitir o documento, em qualquer das situações citadas acima.
Para que serve o Certidão de Reservista
A certidão de reservista é obrigatória para os homens em diversas ocasiões. Ela muitas vezes precisa ser apresentada com outros documentos como RG ou CPF. Os casos mais comuns são:
- Renovação ou emissão de passaportes;
- Solicitar empréstimo em algum banco estatal;
- Ser empossado em um cargo público, conseguido através de concurso;
Por ter foto, muitas vezes a certidão de reservista pode ser apresentada no lugar do RG em vários processos legais.
Como conseguir a Certidão de Reservista
De uma maneira geral, existem duas maneiras de você conseguir tirar a sua certidão de reservista. Quem recebeu dispensa do Tiro Guerra: para isso é necessário ir até o quartel, fazer um juramento junto à bandeira, cantar o hino nacional brasileiro, e em seguida retirar a sua certidão de reservista. É obrigatório levar documentos de RG e CPF.
No caso da pessoa ter sido dispensada, mas não ter feito o juramento à bandeira, é preciso ir até a junta do serviço militar da sua cidade e apresentar esse juramento. Na maior parte dos casos, esse juramento é feito uma vez por ano.
Dependendo do estado, a certidão de reservista é emitida após alguns dias do juramento. Para esses casos, é obrigatório retornar a junta no dia marcado para retirar o documento.
Outra forma de conseguir retirar a sua certidão de reservista é servir nas atividades militares por um ano. Esses casos ocorrem quando a pessoa é considerada apta para cumprir a sua missão no Exército, porém, após um ano, você pode deixar o órgão.
Vale lembrar sempre que aqueles que sonham com uma carreira militar podem continuar servindo o batalhão, mesmo ao finalizar o tiro de guerra. Para esses casos é preciso demonstrar que tem aptidão para o serviço, e também ser selecionado pelos superiores para continuar o seu treinamento.