A carteira de motorista é um dos documentos mais solicitados no Brasil. E o Detran busca sempre por novidades na hora de otimizar o seu processo de expedição, e uma das principais inovações é a CNH Digital. O novo documento começará a entrar em vigor a partir de fevereiro de 2018, e estará disponível para motoristas de todo o Brasil. A ideia é deixar o documento muito mais funcional.

No site da Serpro os interessados conseguem experimentar a novidade em primeira mão. Com a inovação, a CNH passará a ser totalmente digital, continuando a ter o mesmo valor da versão impressa.

Na CNH Digital irão constar informações básicas do motorista como, por exemplo, o número de telefone. Nela também irá fazer parte o número da carteira, como ocorre com a impressa. Ela vai estar disponível através de um aplicativo, e haverá um QR Code responsável por garantir a segurança de todas as suas informações.

O objetivo do Detran é que no futuro as pessoas consigam fazer consultas com relação aos pontos da sua carteira e também dados sobre infrações.


Quem tem direito a fazer a CNH Digital?

Qualquer motorista devidamente habilitado poderá solicitar a sua CNH Digital. Essa premissa é válida tanto para a primeira, quanto para a segunda via.


Como fazer a Carteira Nacional de Habilitação Digital?

Para dar entrada no procedimento para emitir a carteira de habilitação digital é obrigatório que o condutor já tenha a carteira impressa, pois ela precisa ter o código QR Code. O passo seguinte é fazer o cadastro no portal do Denatran, e atualizar as informações no sistema. A CNH impressa precisa ser apresentada para que a CNH Digital seja liberada.


Como baixar a CNH Digital?

CNH Digital

O download da CNH digital poderá ser feito através do site www.servicos.serpro.gov.br, sendo necessário seguir alguns passos, tais como:

  • Cadastro com as suas informações no Detran ou Denatran;
  • Pagamento da taxa de emissão, esse valor pode variar de acordo com o estado.
  • A CNH estará disponível no aplicativo mesmo que você esteja sem acesso à internet no momento em que ela for solicitada.

O app está disponível para os smartphones com sistema Android e iOS. Você pode baixar o aplicativo neste link.


Dúvidas Frequentes

Qualquer motorista pode obter o CNH Digital?

Mesmo todo motorista tendo a carteira de motorista tradicional, nem todos poderão fazer a CNH Digital. Somente aqueles condutores com as novas carteiras, ou seja, que tenham o QR Code, poderão solicitar o documento digital.

Para verificar se você pode requerer a Carteira de Motorista Digital, basta verificar o verso do seu documento de habilitação. Caso ele tenha esse código, você consegue pedir a versão digital. Isso ocorre devido ao fato de que todas as suas informações estão armazenadas nesse código.

Ainda não se sabe ao certo o valor da Carteira de Habilitação Digital, ou se ela realmente será cobrada. Essa decisão ainda será tomada pelo Detran, que vai realizar um estudo sobre o assunto, para só então fechar o valor a ser cobrado (ou não) em cada estado.

Caso seu celular seja roubado, o que fazer?

Você não precisa se alarmar se isso acontecer, pois as suas informações são protegidas por meio de uma criptografia. O importante é entrar em contato imediatamente com o Denatran. Em seguida é necessário pedir o bloqueio da CNH digital. No caso daquelas carteiras que não contam com o certificado digital, é preciso se dirigir a um posto do Detran e solicitar esse bloqueio.

Um dado importante é que no primeiro momento é obrigatório ter acesso à internet para gerar o documento, depois disso, ele fica disponível no app.