Mesmo sendo um documento comum, o valor a ser pago para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação não é baixo. O certo é que nem sempre a pessoa conta com esse valor, principalmente as famílias que ganham um salário limitado no final do mês.
Vale ressaltar que muitas vezes, a carteira de motorista representa uma oportunidade no mercado de trabalho, uma vez que é comum encontrar anúncios de motoristas. É foi justamente pensando nesse público que foi lançado o programa de CNH Popular 2018. Já conhece esse benefício?
Como funciona a CNH Popular?
A CNH Popular também é conhecida como Habilitação Social. Na prática, é um Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos. Os interessados em fazer parte dessa iniciativa precisam ficar atentos a alguns pontos importantes:
- 25% das vagas oferecidas são reservadas para pessoas que ganham mensalmente até três salários mínimos.
- 20% são para beneficiados com o Bolsa Família e Chapéu de Palha;
- Pessoas que não possuem experiência de trabalho, ou que estão passando por um período de desemprego tem preferência.
- 20% das vagas são destinadas para alunos do ensino fundamental ou médio de escolas públicas.
Vale ressaltar que podem haver alterações de regras de acordo com o estado, porém, de maneira geral, são essas que valem.
Se você faz parte de um dos grupos citados anteriormente, as chances de ser aceito pelo programa de Carteira de Motorista Popular é muito grande. Em nível de comparação, em 2016, somente no estado de Pernambuco, aproximadamente 10 mil pessoas foram beneficiadas com o programa. E quando se leva em consideração todo o tempo em que a inciativa foi colocada em prática (2008), 54 mil motoristas conseguiram a sua habilitação.
A CNH Popular beneficia tanto as pessoas que estiverem tirando a primeira via do documento, como também renovações e adição ou mudança de categoria. Existe uma diferença no número de vagas oferecidas. Em geral valem os seguintes percentuais:
- 15% para renovação e adição de categorias.
- 55% para mudanças de categorias.
Requisitos para tirar a CNH Popular 2018
Para fazer parte do programa de CNH Popular é muito importante que os candidatos estejam inseridos em todos os requisitos obrigatórios:
- Ter entre 18 a 27 anos;
- Ser cadastrado no CADÚNICO;
- Ter renda mensal de no máximo três salários mínimos;
Os grupos que têm preferência são:
- Pessoas que estejam desempregadas por mais de um ano;
- Candidatos que não tenham nenhum registro na carteira de trabalho;
- Beneficiários do Bolsa Família;
- Estudantes que fazem parte da rede pública de ensino;
- Pessoas portadoras de necessidades especiais;
- Egressos no sistema carcerário;
- Agricultores que tenham renda máxima de dois salários por mês;
Inscrições CNH Popular
É importante saber que não há nenhum sistema que funcione como banco nacional da CNH Popular, ou seja, cada Departamento de Trânsito é responsável pelo programa, que acaba sendo, portanto, estadual. De uma forma geral, os DETRAN´s disponibilizam avisos em seus sites sobre as inscrições da CNH Popular 2018.
Cada Detran segue um calendário próprio, portanto, o ideal é sempre acompanhar as notícias divulgadas pelo órgão. Na prática isso significa que se as inscrições forem abertas no Rio de Janeiro, não significa que o Detran de São Paulo irá abrir vagas também.
Outra informação importante é ler com cuidado todo o edital do programa, antes de efetivar o seu cadastro. Isso garante que no futuro a sua inscrição não seja barrada por algum motivo.
Ao se inscrever, todo o processo pode ser acompanhando no site do Detran do seu estado. Geralmente a guia para realizar esse procedimento é a de “acompanhamento CNH Social”. O sistema vai pedir que sejam informados o número do CPF, período de inscrição e data de nascimento.
Ainda tem alguma dúvida sobre a CNH Popular? Conte aqui nos comentários.