O Brasil é conhecido por suas altas taxas de impostos, no entanto, o trabalhador brasileiro acaba tendo direito a uma série de benefícios, que algumas vezes ficam esquecidos com a correria diária, e o PIS é um deles. Muitos perdem o prazo, e acabam buscando informações sobre como realizar esse saque fora do calendário, e se essa for a sua dúvida, continue acompanhando esse artigo.

Se você perdeu a data de saque do PIS, muito provavelmente está se perguntando sobre como receber o PIS. Afinal, é possível realizar o saque fora do prazo? Ou será que no ano seguinte o trabalhador consegue fazer a retirada de dois PIS?


Como sacar o PIS

Antes de qualquer procedimento é obrigatório que o trabalhador se encaminhe a uma das agências da Caixa Econômica Federal, com basicamente dois documentos:

  • Identidade ou outra documentação com foto.
  • Cartão Cidadão fornecido pela Caixa.

Agora voltando às dúvidas anteriores, o pagamento do PIS só será feito dentro do calendário divulgado pelo governo, ou seja, as pessoas que descumprirem esse cronograma não poderão receber esse valor. Se você estiver com tudo dentro do estipulado, basta se dirigir a:

  • Uma agência da Caixa ou a um Caixa Eletrônico do banco;
  • Lotéricas que sejam autorizadas pela Caixa;
  • Postos de atendimentos credenciados;

Quem tem direito ao PIS

Todo empregado que atua no setor privado, e que esteja dentro das regras estabelecidas por lei, pode sacar o PIS. Essas normas são as seguintes:

  • Ter atuado no mercado com carteira assinada por pelo menos 30 dias (levando em consideração o ano base);
  • Ter pelo menos 5 anos de cadastro no programa;
  • Ter remuneração de no máximo dois salários mínimos;
  • Ter informado ao RAIS que você trabalhou com carteira assinada (esse documento precisa ser emitido pelo empregador);

Como receber o PIS atrasado

Mesmo com toda a exposição dada pela mídia, muitos trabalhadores perdem o prazo com frequência. Porém, mais uma vez é necessário ressaltar a importância de acompanhar o calendário anual de pagamentos. Se você perder a data limite, esse valor será retido pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Na prática, isso significa que todo valor que não for retirado será revertido para investimentos ligados aos trabalhadores públicos, ou seja, se você não respeitar os prazos estipulados, você perderá o direito de fazer o saque do PIS.

Além do mais, o valor do PIS não é cumulativo, ou seja, se você não sacar o benefício em um ano, você não poderá sacar o PIS duplicado no ano seguinte. Há casos em que o próprio governo aumenta o período para saque, a fim de ajudar os mais esquecidos. Um exemplo aconteceu há pouco tempo, em 2016 o presidente Temer resolveu aumentar o prazo para o final do ano. Mas é importante que você saiba que não existe uma certeza que isso vá acontecer, logo, é importante ficar atento a todos os prazos.


Como consultar Extrato PIS

Atualmente consultar o extrato PIS é muito simples e rápido, bastando apenas acesso à internet e um computador, tablete ou até mesmo smartphone. Desde o momento em que o trabalhador foi registrado em carteira, ele passou a ter um número de PIS. Isso significa que todos os seus dados são analisados pelo governo, que passa a saber se você tem direito, ou não, de receber o benefício.

Todo procedimento é muito simples, você precisar ir até o site da Caixa, preencher os campos com o seu número do NIS e também informar a sua senha de acesso, que poderá ser criada nesse momento sem nenhum problema.

Depois de clicar em “OK”, basta ir até a opção “Abono Salarial” e acessar o seu extrato completo. Essa é uma maneira do seu direito ser sempre respeitado.