O abono salarial, ou simplesmente PIS, é um direito que grande parte dos trabalhadores que atuam no setor privado tem. Ele é liberado uma vez ao ano, o que acaba sendo um dinheiro extra na renda de muitos trabalhadores, que já passam a contar com esse valor no seu orçamento.

Mesmo sendo tão popular, ainda existem diversas dúvidas sobre esse assunto, uma das mais recorrentes é sobre como saber o número do PIS. É com essa informação que você irá conseguir receber, ou até mesmo consultar, diversos benefícios vigentes no Brasil como FGTS, INSS, Seguro Desemprego, entre outros.

Você pode consultar o número do PIS tanto no seu cartão cidadão (na parte da frente), como também na sua carteira de trabalho.


Como saber o número do PIS

Como saber o número do PIS

Se por acaso você não tiver nenhum desses documentos, existem algumas maneiras de descobrir qual o seu PIS. O primeiro passo poderá ser ir diretamente a uma das Agências da Caixa Econômica Federal. Basta apresentar um documento de identificação com foto, e solicitar que a atendente acesse o seu cadastro.


Número do PIS por telefone

O telefone também é um aliado na hora de saber o número do PIS. Essa informação pode ser obtida através do número da Previdência Social, que é o 135, ou da Caixa Econômica Federal no 0800 726 0207.


Consultar Número do PIS pela internet

Você também pode realizar a consulta do número do PIS pela internet, para isso é necessário acessar o site do DATAPREV, a empresa responsável por gerenciar todos esses dados. Basta realizar o seguinte passo a passo:

  • Acessar o site do CNIS;
  • Escolher a opção “Inscrição”, e depois “Filiado”;
  • Em “Dados Básicos” digitar todas as informações solicitadas;
  • Ir em “Documentos Complementares” e preencher pelo menos um dos campos;
  • Clicar em “Continuar”;
  • Verificar a tela seguinte o número de identificação, que é justamente o número do PIS.

No caso de você ainda não ser cadastrado, o sistema irá informar se você foi registrado com sucesso, e automaticamente irá gerar um número de PIS, que já estará vinculado ao seu documento.

Através desse número é possível acessar o saldo e extrato dos mais diferentes direitos trabalhistas, os principais são FGTS, INSS, seguro desemprego, entre outros. Se você não é cadastrado no Programa de Inscrição Social, o mais recomendado é ir o quanto antes em uma das agências da Caixa Econômica Federal e realizar o procedimento necessário. Além de ser utilizado no momento de fazer a carteira de trabalho, essa sequência de números ainda pode ser usado na hora de solicitar a aposentadoria.

Através desses procedimentos tão simples você consegue descobrir o número do PIS, no entanto, essa informação é muito fácil de ser acessada se você tiver o seu cartão cidadão, uma vez que esse número está gravado na parte da frente, ou através da sua carteira de trabalho. E como mencionado acima, se você perdeu esses dados por alguma razão, o resgate é possível através de uma das agências da Caixa, ou no site do DATAPREV.