Milhares de brasileiros contam mensalmente com um benefício destinado pelo Governo Federal para funcionários de empresas privadas que trabalham sob o regime de CLT, trata-se do Programa de Integração Social, ou PIS. Ele acaba sendo um salário extra, o que ajuda nas despesas dentro de casa. Se você está entre as pessoas que têm esse direito assegurado por lei, mas perdeu o seu número por algum motivo, atualmente é possível realizar uma consulta do PIS pelo CPF. Essa consulta é rápida, prática e totalmente gratuita.

Através da pesquisa, você consegue saber qual o seu número do PIS, qual a data de pagamento, e se existe algum fator que impeça a liberação desse valor. Isso faz com que a consulta do PIS pelo CPF seja ainda mais importante, pois dessa forma você pode ter acesso a essas informações mais rapidamente.


Como Consultar o PIS pelo CPF

Como fazer a consulta do PIS pelo CPF

A consulta do PIS pelo CPF é muito prática de ser feita, basta apenas seguir os seguintes passos:

  • Acessar o site do CNIS;
  • Vá até a opção “Inscrição – Filiado”;
  • Preencha a opção “Dados Complementares”;
  • Escolha “consultar”;
  • Confira o número do seu PIS na próxima página, tudo isso com todas as informações referentes a esse e a outros benefícios.

Como fazer a consulta do número do PIS

Uma das maneiras mais práticas de realizar essa pesquisa é fazer uma consulta número do PIS online, no entanto existem outras formas de conseguir essa informação. Através do telefone 0800 726 0207, você consegue falar com um dos atendentes da Caixa, informar os seus dados pessoais, e confirme algumas informações, para manter a segurança na sua consulta.

Você também pode optar por fazer a consulta número do PIS diretamente em uma das agências da Caixa. Nesse caso é obrigatório apresentar um documento de identificação, também é preciso apresentar o seu cartão cidadão para fazer o saque.


Quem tem direito a receber o PIS?

O trabalhador para ter direito ao PIS necessita cumprir alguns requisitos obrigatórios que são regulados pelo Governo. Nesse processo foram incorporadas algumas regras essenciais para que não haja nenhum tipo de fraude ou outro problema que venha a comprometer as contas do governo, e prejudicar os trabalhadores. Vale ressaltar que os cofres públicos sofrem com os altos gastos do país.

Se você está na dúvida sobre se tem direito ao PIS ou não, basta observar os seguintes passos:

  • Ser cadastrado no PIS por um período de pelo menos, cinco anos, isso significa que você precisa ter contribuído por esse tempo.
  • Ter atuado no mercado com carteira assinada em uma companhia privada por 30 dias (no mínimo), sendo eles seguidos ou não.
  • Ter ganhado mensalmente até dois salários.
  • Não possuir nenhum tipo de débito junto ao Governo Federal.
  • Deixar sempre as informações atualizadas.
  • Ter as informações da RAIS atualizadas junto ao Ministério do Trabalho.