O programa Bolsa Família é mundialmente reconhecido como um grande investimento do Governo Federal. Durante muito tempo, essa foi a principal bandeira do Partido dos Trabalhadores (PT), uma vez que ele foi criado em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Um dos motivos do Bolsa Família ser tão importante são os seus resultados. Hoje em dia, milhares de famílias já foram ajudadas pelo programa, através da transferência direta de recursos.

Mensalmente, essas famílias precisam comparecer à Caixa Econômica Federal, ou em um dos seus correspondentes, para realizar esse saque, sendo que a data do mês é informada no calendário Bolsa Família 2018.

No primeiro momento, o programa do Bolsa Família nasceu para combater a fome no país, no entanto, aos poucos acabou adotando novas frentes de trabalho, sem perder de vista a meta de ajudar sempre os mais necessitados. Aliado a isso, novos programas foram sendo inseridos e elaborados, para dar mais conforto para essas pessoas.


Quem tem direito a receber o Bolsa Família 2018

O Bolsa Família foi criado para ajudar a parte mais desfavorecida da população brasileira, portanto, é essencial que os beneficiários estejam inseridos dentro dos pré-requisitos estipulados pelo governo.

A ideia é que o programa possa dar uma “força extra” para que as pessoas consigam sair desse nível extremo de pobreza, e no futuro, deixarem de receber esse valor, e consigam caminhar por conta própria.

Para ficar ainda mais claro, o Bolsa Família é uma medida emergencial, como a maioria dos programas sociais, que ajuda a auxiliar as famílias por um determinado período, e ao mesmo tempo incentive os trabalhadores a mudarem as suas condições.

Para ter direito a receber o Bolsa Família, as famílias precisam ter renda mensal de até R$ 170,00. Para entender melhor, ao somar todos os salários recebidos pelos moradores da casa, e esse valor for inferior ou igual a R$ 170,00, ela está apta a receber o Bolsa Família.

Apesar de ajudar uma parte considerável da população brasileira, o Bolsa Família ainda é motivo de muita discussão, uma vez que nem todos concordam com essa assistência dada pelo governo.

Mas na prática, muitas pessoas dependem dessa ajuda para sair de uma situação de extrema pobreza. Além disso, é uma maneira do governo cumprir o seu papel de cuidar da população como um todo.


Consulta calendário do Bolsa Família 2018

Calendário Bolsa Família 2018

A maneira mais fácil de realizar a consulta do calendário do Bolsa Família 2018 é se dirigir a uma das agências da Caixa, ou Casas Lotéricas, e consultar os calendários fixados na parede. No entanto, é essencial ter o seu Número de Inscrição Social (NIS), impresso no cartão do programa. Isso acontece, pois o calendário é feito com base nas terminações dessa sequência.

A internet também é uma importância aliada na hora de consultar o calendário do Bolsa Família 2018, uma vez que a pessoa consegue imprimir o seu através do site da Caixa Econômica Federal, e guardar durante todo o ano.


SIBEC para consulta do Bolsa Família

O site dos Benefícios Sociais também é uma ótima maneira da pessoa consultar o calendário do Bolsa Família 2018, ele faz parte do SIBEC (Sistema de Benefícios do Cidadão). Para isso é necessário:

  • Acessar o site no endereço www.beneficiossociais.caixa.gov.br;
  • Informar o número do Bolsa Família, impresso no cartão do programa;
  • Digitar a sua senha de seis dígitos (a mesma do cartão), caso não tenha, é necessário fazer o cadastro de uma;
  • Acessar os dados que deseja mais informação, nesse caso, o calendário Bolsa Família 2018;

Vale ressaltar que no sistema o beneficiário consegue escolher a região que deseja realizar a sua consulta. É muito importante fazer sempre esse acompanhamento, para não perder o prazo de pagamento.