Muitos trabalhadores precisam realizar a consulta PIS por diferentes motivos, e uma informação importante é que essa consulta é totalmente gratuita, sendo um direito garantido por lei para todos os trabalhadores, a única obrigatoriedade é ter cadastro na Caixa.

A consulta PIS pode ser feita de diferentes maneiras: pessoalmente em uma das agências da Caixa, ou posto autorizado, pelo telefone e também via internet, sem precisar sair de casa de uma maneira prática e rápida.


Consulta PIS em agências

Consulta PIS

Se você faz parte do grupo que precisa realizar a consulta PIS pessoalmente é necessário ir até um dos postos autorizados ou agência da Caixa portando um documento de identificação com foto, juntamente com o NIS (Número de Identificação Social). As casas lotéricas também realizam esse atendimento.

Se você deseja consultar o calendário de pagamento do PIS, saiba que ele costuma ficar disponível nesses pontos de atendimento.


Consulta PIS por telefone

A Caixa também disponibiliza uma central de atendimento para oferecer aos contribuintes a consulta PIS por telefone. A ligação é gratuita, e o número é 0800 726 0207, e funciona de segunda a sexta-feira DAS 8h às 22h, e no sábado das 10h às 16h. Mesmo sendo gratuita, você pode ligar tanto de um telefone fixo, quanto do celular.


Consulta PIS online

A consulta PIS online continua sendo uma das maneiras preferidas das pessoas, muito por conta da sua praticidade. Se você opta por realizar essa pesquisa pela internet é importante que tenha um cadastro na Caixa Econômica Federal, e uma senha será fornecida no momento desse cadastro.

Se por acaso você ainda não tenha essa senha, é importante visitar o site da Caixa no endereço https://sisgr.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01, preencher os dados que eles solicitam, como, por exemplo, número do PIS, e ir até a opção cadastrar senha. Essa opção fica na parte de baixo da tela.

Já se você está entre as pessoas que possuem senha da internet, basta apenas preencher os campos com o número do PIS, informar esses dígitos, e pronto, todas as informações serão apresentadas na próxima tela.

Vale ressaltar que dentro desse espaço, você consegue saber o valor do seu Abono Salarial, Seguro Desemprego, FGTS, e até mesmo alterar alguma informação de cadastro, como endereço, por exemplo. Para todas essas funções é necessário apenas escolher a guia referente ao assunto, localizada na parte superior do portal.

Se você não tiver nenhum valor a ser pago, o seu saldo estará zerado, dando um total de R$ 0,00. Também será apresentada a mensagem “Não há benefícios para esse PIS”. É importante saber que a frase será exposta sempre que:

  • Quando o PIS/PASEP já tiver sido retirado;
  • Quando o trabalhador não tiver direito a receber o benefício;
  • Quando a consultar for realizada fora do prazo de pagamento do benefício;

No entanto se você tiver qualquer valor a ser pago, será apresentada uma mensagem constando essa informação. Na maioria das vezes trata-se do Abono Salarial, que costuma ser de um salário mínimo, porém, há casos em que existem outros investimentos.

Nessa mesma opção também vai aparecer a mensagem “a pagar”, isso significa que você poderá fazer o saque em um dos postos autorizados ou agências da Caixa Econômica Federal. As datas de pagamento são fornecidas pela Caixa através de um calendário que tem como base a data de nascimento dos contribuintes.

A data limite do pagamento desse benefício precisa ser respeitada. Caso você perca essa data, o valor será devolvido para o governo.