A certidão de reservista também é conhecida como certificado de reservista, e é um documento obrigatório para os homens brasileiros que completam 18 anos de idade. O processo para conseguir esse documento começa no alistamento militar.

A obrigatoriedade do certificado de reservista ainda é um assunto que gera polêmica, existem aqueles que são a favor, e os que são contra. O principal argumento é que as Forças Armadas do Brasil não tem a tradição de atuar em grandes conflitos, como acontece com o Exército dos Estados Unidos, por exemplo. As Forças Armadas brasileira costumam intervir em situações diferentes, como na contenção da violência urbana, comum em algumas cidades.

De qualquer maneira, se você está próximo de completar 18 anos, ou tem algum amigo que se encontra nessa faixa etária, vale a pena ler esse artigo e indicar a leitura, pois o principal objetivo é explicar para você como funciona esse procedimento, e como garantir o seu certificado de reservista. Tudo de uma maneira clara e objetiva. Então, vamos seguir em frente.


O que é Certificado de Reservista

É um comprovante, emitido pela Junta Militar, que afirma que o jovem está na reserva das Forças Armadas (que inclui a Marinha, Exército e Aeronáutica). De uma maneira mais simples, pode-se dizer que é um documento de identificação pessoal, que não pode ser transferido, e todo jovem do sexo masculino precisa ter. Havendo algum tipo de necessidade, ele poderá ser convocado para servir o país, em casos de confrontos.

Como dito anteriormente, o certificado reservista é obrigatório apenas para os homens, uma vez que eles são obrigados a se alistar com 18 anos. Após ser dispensado é preciso comparecer anualmente durante cinco anos para receber um carimbo no seu certificado, e garantir presença na Apresentação de Reservista, que também é obrigatória.


Certificado de Reservista online

Certificado de Reservista

O uso da tecnologia é cada vez mais comum, e graças a um sistema específico, os interessados já conseguem realizar o seu alistamento militar pela internet. Você sabia disso? Essa opção é válida para quem já possui o CPF.

Se você ainda não tem, vale a pena providenciar. Também existe a opção de se alistar pessoalmente na Junta de Serviço Militar. Mas se você pode fazer o alistamento online, saiba que:

Já para retirar o certificado de reservista online basta acessar o mesmo site, no endereço http://www.alistamento.eb.mil.br/aol/brasil-inicio.action, e digitar as seguintes informações:

  • CPF (11 dígitos)
  • RA (12 dígitos).

Depois basta ir no botão “pesquisar” e aguardar para saber se ele se encontra disponível. Caso sim, é só imprimir.


Segunda Via Certificado de Reservista

Há casos em que o certificado de reservista é extraviado, furtado ou roubado, se você estiver nessa situação, é possível solicitar a segunda via do documento. Vá pessoalmente a Junta Militar com os seguintes documentos:

  • Guia quitada da taxa de emissão (cópia);
  • Certidão de casamento, nascimento ou RG (cópia);
  • Foto

Se você estiver em outro país, é preciso buscar a ajuda da embaixada ou consulado do Brasil e apresentar RG ou Passaporte.


Número do Certificado de Reservista

O número do certificado de reservista encontra-se bem legível no documento, sendo que no caso de perda, somente a Junta Militar é capaz de emitir um novo. O quartel onde o serviço foi prestado também pode passar essa informação para os interessados.

É válido afirmar que todos os jovens precisam providenciar o documento, caso contrário poderão ter problemas sérios no futuro, ao tentarem elaborar algum projeto. Sem ele é impossível abrir contas ou pedir empréstimos, por exemplo. Conseguimos tirar as suas dúvidas? Então compartilha essas informações com os seus amigos, e deixa aqui os seus comentários.