Realizar periodicamente uma consulta Abono Salarial é essencial para as pessoas que desejam saber qual o valor que tem direito a receber no ano vigente, o número de meses trabalhados anualmente é a base desse benefício. Todos os trabalhadores com carteira assinada (empresa privada), que estejam em dia com o Governo Federal, têm esse direito assegurado por lei.

Essa consulta abono salarial também irá ajudar você na hora de saber a data correta para realizar o saque do abono salarial. Vale ressaltar que o valor que seria pago em 2016 foi parcelado em 2017, a fim de evitar problemas com fraudes.


Quem tem direito ao abono salarial?

Consulta Abono Salarial

Devido ao momento complicado que a economia brasileira vem passando nos últimos meses, o Governo Federal sentiu-se obrigado a realizar algumas alterações no pagamento do abono salarial 2017. Em outras palavras, para receber o PIS 2017, o trabalhador precisou cumprir uma série de pontos indispensáveis. Os principais foram:

  • A primeira grande mudança é a necessidade de você ter um cadastro no PIS para conseguir ter direito ao abono salarial, e o período mínimo exigido é de cinco anos. Antes das novas regras esse prazo era de três anos.
  • A remuneração do trabalhador não pode ultrapassar os dois salários mínimos. Antes esse teto era de dois salários mínimos e meio.
  • O trabalhador também precisa comprovar que atuou no mercado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano base (sejam consecutivos ou não).
  • A empresa precisa passar corretamente todos os dados dos seus funcionários para o RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Como consultar o Abono Salarial pela internet

Se você deseja realizar uma consulta do Abono Salarial para saber o valor correto que irá receber, existem diferentes maneiras que essa consulta pode ser feita, mas as principais são:

  • Através do site da Caixa Econômica Federal é possível preencher os campos com o número do seu PIS, e a sua senha da internet.
  • Na próxima tela irão aparecer todos os dados sobre a sua consulta Abono Salarial.

Uma vantagem para quem opta por esse tipo de consulta Abono Salarial é a disponibilidade dos consultores da Caixa para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir no meio do caminho.


Como consultar o Abono Salarial pelo internet

Também há aquela maneira tradicional de fazer uma consulta Abono Salarial, caso você não queira fazer online, que é através do disque Caixa disponível no telefone 0800 726 0207. Ao ser atendido basta:

  • Falar para o atendente os seus dados pessoais como nome completo, data de nascimento, entre outras questões. Essa é uma maneira de evitar qualquer tipo de fraude.
  • Solicite as informações sobre o seu Abono Salarial, que pode ser tanto o saldo, como também a data em que o valor será liberado para você. Vale ressaltar que as datas de pagamento têm como base a sua data de nascimento.