A fim de modernizar os seus diferentes processos, o Ministério do Trabalho lançou o serviço de Carteira de Trabalho Digital. Através desse documento é feito uma ligação entre o sistema de informação do órgão e a validação emitida pelo PIS. Um dos principais motivos do governo implementar esse nosso sistema é que a sua emissão é muito rápida, demora no máximo 20 minutos.

Essa é uma importante conquista para os trabalhadores, pois, com o novo sistema não é necessário esperar dias para receber a sua CTPS, ela fica pronta em poucos minutos. Na verdade, ela é entregue no mesmo dia da sua solicitação.


Como funciona a Carteira de Trabalho Digital

Após integrar todo o seu sistema de informações, que passou a ser ligado ao Governo, com os dados referentes à Previdência Social, as informações trabalhistas ficaram muito mais fáceis de serem acessadas. O resultado é um procedimento muito mais rápido, uma vez que o agendamento e requisição do documento passou a ser ainda mais prático.

Com esse novo sistema, o próprio trabalhador consegue validar os seus documentos e benefícios, ou seja, todos os benefícios recebidos serão registrados e mandados para uma central, isso acaba evitando que sejam feitas fraudes, ou que se cometa alguma irregularidade que de alguma maneira ferem as leis trabalhistas. Algo muito bom tanto para o Governo, quanto para o cidadão.

Essa nova plataforma acaba sendo muito mais segura, uma vez que as empresas são consultadas a fim de comprovar antigos vínculos empregatícios, e tudo fica registrado no documento digital.

E se você acha que é preciso pagar alguma taxa extra para conseguir tirar a Carteira de Trabalho Digital se enganou. Ela é emitida gratuitamente, inclusive, a foto digital que ela possui. Nada é cobrado.

Já se você faz parte do grupo que ainda conta com a Carteira de Trabalho convencional, pode ficar tranquilo, pois elas continuarão valendo. Os novos modelos serão emitidos para pedidos de segunda via ou para que estiver tirando pela primeira vez.


Vantagens da Carteira de Trabalho Digital

Como funciona a Carteira de Trabalho Digital

As principais vantagens são:

  • Retirada do documento em até 20 minutos;
  • Sistema de integração de todas as informações;
  • Emissão gratuita;
  • Sistema com mais segurança;

Como Tirar a Carteira de Trabalho Digital

O procedimento de emissão da Carteira de Trabalho Digital é feito diretamente no site do Ministério do Trabalho. Em apenas 20 minutos, todas as informações profissionais da pessoa acabam sendo armazenadas em um sistema geral de inteligência. Vale ressaltar que em alguns estados do Brasil, esse novo sistema já começou a ser testado.


Como fazer o agendamento para tirar a Carteira Digital

A Carteira de Trabalho é um dos documentos mais importantes do cidadão brasileiro. É nela que você consegue manter o registro de todo o seu histórico profissional. Além disso, através dela é assegurado o seu vínculo empregatício com a empresa.

O avanço tecnológico surgiu para facilitar a vida das pessoas. E a Carteira de Trabalho Digital é uma prova concreta disso. O agendamento hoje em dia é totalmente informatizado, o que garante maior agilidade durante todo o processo.

Em diferentes estados, a CTPS informatizada já está em uso. Além de ser mais moderna, com toda certeza as suas informações estarão mais seguras, e no documento está localizado todo o histórico profissional. Esses elementos estão diretamente vinculados a um banco de dados, e a emissão é gratuita tanto no caso da primeira, quanto da segunda via.

Para se informar melhor sobre o assunto, e também para dar entrada no agendamento, basta acessar o site do Ministério do Trabalho e conferir todas as informações sobre essa novidade.