O PIS é um benefício aguardado ansiosamente por centenas de brasileiros, que acabam vendo nesse recurso uma renda extra na hora de quitar algumas dívidas. Mesmo sendo muito conhecido, o PIS ainda gera dúvidas, principalmente entre aqueles que vão recebê-lo pela primeira vez. Se você faz parte desse grupo, com certeza já se perguntou: “como saber se tenho direito ao PIS?”. Na dúvida é sempre bom pesquisar e buscar informações sobre o assunto, afinal, é um dinheiro a mais no orçamento que anda tão apertado para muitas famílias.

O PIS atualmente tem sido visto por muitos como um dos maiores programas do governo voltado para os trabalhadores. Muitos profissionais que atuam no mercado no regime de CLT acabam tendo um décimo quarto salário graças a esse programa. No entanto, é sempre bom ressaltar que para ter direito a receber esse benefício é necessário seguir alguns pontos considerados básicos e estabelecidos como pré-requisitos.


Como saber se tenho direito ao PIS?

Como saber se tenho direito ao PIS

O primeiro ponto a ser observado é o seu tempo de cadastro no PIS que precisa ser de no mínimo cinco anos. Também é necessário ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano base, e a renda não pode ser superior a dois salários mínimos por mês.

É importante que você verifique também se a sua empresa está enviando corretamente as suas informações para a Relação Anual de Informações Sociais, caso contrário, você tem o direito de cobrar para que esses dados sejam repassados.


Consulta do PIS na Caixa

Os recursos do PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, ficando a instituição responsável por repassar esse valor para os contribuintes que têm direito a receber. Portanto, se você tiver qualquer dúvida sobre esse benefício, pode ir pessoalmente a uma das agências da Caixa, levando um documento com foto e carteira de trabalho. Quem tiver o cartão cidadão poderá se dirigir a um caixa eletrônico.


Consulta do PIS sem sair de casa

A internet trouxe diversas praticidades para o dia a dia, e isso inclui a consulta ao PIS. Para isso você só precisa acessar o site da Caixa, e preencher algumas informações básicas, com isso você consegue acessar todas as suas informações. Para quem já acessa o sistema com frequência (ou já acessou), basta digitar o número do PIS e a senha digital. Já se for a sua primeira consulta, é necessário realizar o cadastro da senha digital.

Já logado no sistema você poderá consultar não só a situação do seu PIS, como também o FGTS, Seguro Desemprego e outros benefícios dados pelo Governo.


Consulta do PIS por telefone

A Caixa Econômica Federal também possui uma Central de Atendimento ao cliente que poderá passar diferentes informações para os clientes, o número é o 0800 726 0207. Para utilizar esse canal é recomendado ter em mãos o NIS/PASEP/PIS, o que acaba agilizando muito mais o processo.

Se você tem o cartão cidadão é ainda mais simples, no próprio caixa eletrônico do banco você já consegue acessar todas essas informações. Para informações mais precisas, você pode se dirigir até o caixa com um documento com foto, e se tiver direito, já poderá fazer o saque.