O Instituto Nacional do Seguro Social, ou INSS, é o órgão responsável por conceder diferentes benefícios aos brasileiros, recursos esses que ajudam milhares de famílias a proverem o seu sustento. Os principais recursos liberados pelo INSS são a aposentadoria, auxílio-doença e pensões, para citar apenas três.

Se você se enquadra em uma das categorias administradas pelo órgão, provavelmente já sentiu a necessidade de realizar uma consulta benefício INSS, e com o avanço tecnológico esse processo se tornou ainda mais eficaz, uma vez que o Governo vem a cada dia implementando novas ferramentas.

A internet é uma grande aliada nessa questão, dando mais praticidade a esse processo, sem deixar de lado a segurança. Isso acaba facilitando a vida de quem tem dificuldade para se locomover, ou que não tem uma agência da Previdência Social próxima à residência. Se esse for o seu caso, confira o passo a passo para realizar uma consulta benefício INSS.


Consulta INSS pelo site da Previdência Social

Consulta Benefício INSS

A consulta benefício INSS pelo site da Previdência é muito simples, e rápida. O primeiro passo é acessar o site da instituição http://www.previdencia.gov.br/, e buscar o tópico referente ao benefício que você deseja consultar. Todas as opções ficam na página principal do lado esquerdo.

Em seguida é preciso digitar o número do seu benefício (sem barras ou pontos), juntamente com a sua data de nascimento. O sistema também costuma pedir o nome completo, o número do CPF e a verificação dos dígitos informados, em seguida basta ir em visualizar.


Como fazer agendamento no INSS pela internet

Outra ferramenta que costuma ser muito utilizada pelos beneficiários é o agendamento dos serviços do INSS pela internet. Além de ser mais prático, você ainda consegue evitar as longas filas que costumavam tirar o sono das pessoas que precisavam madrugar, ou até dormir, em frente aos postos.

A implantação dessa ferramenta foi uma maneira que o INSS encontrou para melhorar o seu atendimento à população em geral, sendo que os serviços que podem ser agendados pela internet são:

  • Aposentadoria;
  • Auxilio Reclusão;
  • Benefício Assistencial;
  • Cadastro de senha;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Correção dos dados cadastrais, de recolhimento ou de vínculos e remunerações;
  • Pecúlio;
  • Pensão por Morte;
  • Salário Maternidade;

Consulta para quem já deu entrada na Aposentadoria

Se você está no grupo daquelas pessoas que já deram entrada na aposentadoria, saiba que através do sistema online é possível acompanhar todas as fases do processo, independentemente do tipo de aposentadoria, seja ela:

  • Por tempo de contribuição: onde o trabalhador poderá receber o benefício após cumprir o tempo de pagamento previsto em lei.
  • Por idade: homens que estejam com 65 anos, e mulheres com 55 anos.
  • Por invalidez: trata-se daquela aposentadoria oferecida para as pessoas que por algum motivo não conseguiram desempenhar mais as suas atividades dentro da empresa.
  • Especial: Fornecida para os trabalhadores que por algum motivo tiveram a sua integridade física ou mental sob perigo durante o seu tempo de serviço.

Consulta INSS por telefone

Além do site, os contribuintes também podem fazer a consulta INSS por telefone, o número é o 135. Durante o atendimento, você poderá perguntar ao atendente todas as informações que desejar. No entanto, vale ressaltar que a internet ainda é a melhor maneira de fazer essa consulta, uma vez que ela fica disponível 24h por dia. Dessa maneira, você é livre para adaptar o horário da consulta de acordo com o que deseja.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, pode deixar nos comentários, mas lembramos sempre para não colocar número de documentos pessoais, nem outra informação sigilosa, para que terceiros não possam utilizar os seus dados, uma vez que todos os nossos comentários ficam visíveis na rede.

Essa é uma triste realidade, e muitos leitores acabam incorrendo a esse erro, afinal, todo cuidado é necessário.