O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço –  FGTS, é um direito que todo trabalhador registrado possui. Mesmo esse valor sendo depositado todos os meses em uma conta específica, a empresa não é obrigada a informar aos seus empregados o quanto eles têm disponível. Para você saber essa informação é necessário retirar o extrato do FGTS.


Quem tem direito a sacar o FGTS

Todo profissional que atua no regime CLT, que foi a Consolidação das Leis Trabalhistas, tem direito a esse benefício desde 1988. Antes desse ano, esse depósito era facultativo. Atletas que atuam de maneira profissional, assim como trabalhadores rurais também podem contar com o FGTS.

Para conseguir fazer a retirada desse valor, é necessário que a pessoa tenha um vínculo empregatício com a empresa, sendo que de maneira nenhuma o empregado pode ter qualquer quantia descontada, caso tenha o direito de realizar o saque.


Como funciona o FGTS

Consultar extrato FGTS

O valor do Fundo de Garantia é depositado mensalmente pela empresa na conta do trabalhador, e a instituição financeira responsável por gerenciar esses recursos é a Caixa Econômica Federal. Essa conta fica no nome do empregado, e só pode ser utilizada para essa finalidade. O percentual previsto por lei para ser depositado é de 8% do salário pago mensalmente.

A soma de todos esses depósitos será o valor que o empregado terá direito a receber, se cumprir todas as especificações determinadas por lei.


Como consultar o extrato do FGTS

Basicamente, o trabalhador consegue consultar o extrato do FGTS de três maneiras principais: por telefone, internet, ou diretamente em uma das agências da Caixa.

Vale lembrar que é comum que a própria agência envie uma carta com o extrato atualizado para o endereço que o trabalhador informou no momento do cadastro. Essa também é uma maneira de realizar esse acompanhamento.

Se por acaso você não tenha recebido essa informação via Correios, saiba que consultar o extrato do FGTS por e-mail é muito rápido e simples.

A Caixa possui um sistema desenvolvido especialmente para essa finalidade, assim você consegue acompanhar mensalmente todos os depósitos feitos pela empresa.

Para consultar o extrato do FGTS online é preciso acessar o site da Caixa Econômica Federal, digitar o número do seu PIS (pode ser consultado na carteira de trabalho, ou no Cartão Cidadão), e uma senha que você pode criar logo no primeiro acesso. No site da Caixa é só ir até a opção “Extrato FGTS”.

Na hora de realizar esse procedimento você precisa ter em mãos:

  • Senha cadastrada no site (se você não tiver, ela poderá ser criada);
  • PIS (Programa de Integração Social);

Extrato FGTS nas agências

Se você, por algum motivo, não tem acesso à internet, a consulta do extrato do FGTS pode ser feita nas agências da Caixa, ou em uma casa lotérica. Para evitar filas na hora de consultar extrato FGTS, é mais recomendado ter em mãos o cartão cidadão e se dirigir a um terminal de caixa eletrônico. É muito mais rápido e prático.

Se o objetivo for fazer o saque do FGTS, o cartão cidadão é ainda mais importante. No entanto, se você não tiver, basta se dirigir a uma agência com um documento original de identificação, juntamente com a carteira de trabalho, onde o número do PIS poderá ser consultado.


Extrato do FGTS por telefone

E como mencionado acima, você ainda pode consultar o extrato FGTS por telefone. O banco criou um canal especialmente para fazer essa “ponte”. Além do extrato, o atendente poderá informar outros dados, como a situação de contas inativas, por exemplo. O atendimento é 24h por dia, e o telefone é o 0800 726 0207.

Uma informação importante que nem todo mundo sabe, é que se você optar por sacar o FGTS em uma casa lotérica, o valor máximo liberado é R$ 1.500,00. Você precisará apresentar um documento com foto e também ter em mãos a senha do cartão cidadão.