A Carteira Nacional de Habilitação, ou simplesmente CNH, é um documento muito importante entre os brasileiros, uma vez que além de permitir que os condutores possam utilizar os seus veículos em conformidade com a lei, ainda faz com que se aproveitem oportunidades no mercado de trabalho.

Muitas empresas acabam fazendo essa exigência na hora de contratar um novo funcionário, e um dos principais problemas enfrentados por algumas pessoas é o custo. Pensando nesses casos foi lançado o programa CNH Social 2018. Você sabe como ele funciona? Confira aqui mais informações sobre esse assunto.


Como funciona a CNH Social 2018

Todo o processo para conseguir tirar a Carteira de Habilitação requer investimentos. É necessário pagar taxas, matrículas, autoescola, e cumprir todos os requisitos exigidos pelo Detran do estado.

E aqueles que não conseguem passar da primeira vez, acabam tendo outros custos para conseguir realizar a prova novamente, e dentro do prazo, ou seja, o investimento acaba sendo ainda mais elevado. O fato é que algumas pessoas estão passando por um momento delicado, muitas vezes de desemprego, o que deixam as coisas ainda mais complicadas.

E se você se encontra nessa situação, é importante saber que através de uma parceria entre o Governo do Estado e o Detran é possível solicitar a participação no programa de CNH Social.

Este plano beneficia tanto as pessoas que desejam tirar o documento pela primeira vez, como quem está passando pelo processo de renovação. Saiba mais sobre o funcionamento dessa importante iniciativa.


Processo seletivo para a CNH Social 2018

CNH Social 2018

A CNH Social foi oficialmente instituída em 2011 e desde a sua criação, o seu principal objetivo foi funcionar como um auxiliador dos cidadãos que desejam tirar o documento, mas que por motivos financeiros não conseguiam dar prosseguimento ao pedido.

Usando um processo seletivo, o Governo garante para os contemplados a oportunidade de frequentar uma autoescola, e realizar as provas sem precisar pagar taxas. Isso faz com que a cobrança de qualquer taxa, seja ela qual for, seja expressamente proibida para os participantes da Carteira de Motorista Social.


Quem tem direito à CNH Social 2018

Para garantir uma vaga no programa de CNH Social 2018 é preciso estar enquadrado em uma das situações abaixo:

  • Ter idade mínima de 18 anos (obrigatório);
  • Beneficiários do Bolsa Família têm preferência;
  • Estar em situação de desemprego por mais de um ano;
  • Ser egresso do sistema carcerário;
  • Agricultores que recebem no máximo dois salários mínimos por mês;
  • Pessoas que não têm experiência profissional;
  • Portadores de alguma deficiência física;

Estudantes de escolas públicas que tenham um bom desempenho escolar também podem se candidatar.


Inscrições CNH Social 2018

Cada Departamento de Transito é responsável por divulgar o calendário de inscrições CNH Social 2018, sendo que cada um conduz o processo de aceitação e emissão da carteira. Estados como Rio Grande Sul, Pernambuco e Espirito Santo já realizaram os seus processos, e para facilitar, ainda criaram uma página inteira no site para orientar os candidatos. Vale ressaltar que no portal de cada Detran é possível acompanhar todo o processo.

Para saber se o seu estado está com as inscrições CNH Social 2018 abertas, acesse o portal do Detran da sua região, e confira os avisos. Em caso positivo, basta preencher a ficha de inscrição no próprio site. É importante preencher todos os dados solicitados, para não haver nenhum problema no futuro. Caso haja alguma dúvida com relação às informações, o próprio Detran irá entrar em contato para esclarecer seus questionamentos.