A Carta de Concessão do INSS é um documento emitido pela Previdência Social para que o contribuinte saiba como o seu benefício foi calculado, bem como informações sobre a instituição bancária que será responsável por fazer o pagamento dos mesmos.

Nela consta informações essenciais sobre todos os benefícios a que o cidadão tem direito. E mesmo sendo um documento muito importante, as informações sobre o assunto ainda são poucas.


O que é Carta de Concessão

Como mencionado anteriormente, a Carta de Concessão é um documento onde estão inseridas informações sobre a maneira que o cálculo dos benefícios foi realizado. Cabe à Previdência Social emitir o documento. Além disso, outras informações relevantes também acabam sendo inseridas, uma maneira de deixá-la ainda mais completa, como, por exemplo, qual banco será responsável por fazer o pagamento.

O conteúdo da carta pode sofrer variações. No caso dos benefícios ligados à aposentadoria, a sua carta deverá ter:

  • O endereço completo do local onde será realizado o pagamento;
  • Valor mínimo do benefício;
  • Renda paga mensalmente;
  • Data ou período em que o recurso vai estar disponível para o beneficiário;

Através da Carta de Concessão o contribuinte consegue solicitar junto ao INSS qualquer alteração no seu cadastro, caso seja encontrado algum tipo de erro. Com esse documento, você pode solicitar que o seu recurso seja revisto.

Uma curiosidade é que as pessoas que receberam os seus benefícios com um prazo menor de 20 dias deverão aguardar a chegada da Carta de Concessão, que será entregue no endereço cadastrado.


O que você precisa saber sobre a Carta de Concessão do INSS

Carta de Concessão INSS

A Carta de Concessão é uma responsabilidade do INSS, portanto, cabe ao órgão enviar para a residência do cidadão, no endereço informado. O prazo de entrega costuma ser de 30 dias, mas há casos em que ela demora mais tempo para chegar. Isso ocorre quando o número de solicitações é elevado, e o órgão precisa atender os diferentes pedidos.

A Carta de Concessão INSS acaba sendo um ótimo meio de comunicação, uma vez que permite que os cidadãos consigam esclarecer algum equívoco. É sem dúvida um importante auxílio. Mas se mesmo assim você ainda quiser fazer qualquer esclarecimento, basta entrar em contato com a Central de Atendimento no telefone 135. A ligação é gratuita, e não existe a necessidade de contratar terceiros para realizar esse contato, tudo pode ser feito diretamente pelo contribuinte.

O serviço do 135 funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Na central, um dos colaboradores do órgão poderá responder perguntas mais específicas.


Como pedir a Carta de Concessão

O pedido da Carta de Concessão INSS pode ser feito diretamente no site da instituição, conhecido como Meu INSS. Ele está disponível no endereço: https://meu.inss.gov.br/central/index.html. No menu localizado do lado esquerdo é necessário clicar na opção “Carta de Concessão”. O passo seguinte é digitar a sua senha.

Os contribuintes que ainda não possuem essa senha precisam cadastrar uma, antes de dar prosseguimento ao processo. Para isso é necessário ir na opção “Cadastrar Senha”, sendo necessário ligar para a central de atendimento no 135 para conseguir validar o seu código. Também existe a opção de comparecer pessoalmente em um dos postos autorizados da Previdência Social, a fim de realizar essa validação.


Situação do beneficio

O INSS possui alguns termos que são utilizados na hora de falar sobre os seus benefícios. Nem todos conhecem essas designações, mas se você um dia já precisou dar entrada em algum recurso junto ao órgão, com certeza já ouviu um desses termos.

  • Habilitado: Ocorre quando o benefício ainda está sendo analisado pelo INSS, os documentos estão sendo verificados, bem como outros dados pertinentes.
  • Concedido: Quando o pedido já foi outorgado a favor do beneficiário. Em questão de dias você receberá a carta, e poderá realizar o saque do valor liberado.
  • Indeferido: Acontece quando o INSS não aprova o pedido do contribuinte. Nesse caso é necessário analisar quais erros foram apontados e fornecer as informações solicitadas.

Dessa maneira fica muito mais simples e prático realizar o acompanhamento dos seus benefícios. Você já conhecida essas informações? Deixe o seu comentário contando sua experiência.