Todo trabalhador brasileiro que atua em regime de carteira assinada provavelmente já se deparou com a sigla CNIS. Trata-se da denominação dada para o Cadastro Nacional de Informações Sociais. Esses dados são muito importantes, sendo fundamental conhecer exatamente do que se trata. Se você ainda não conhece muito bem esse assunto, continue lendo o artigo. Separei informações valiosas.


O que é o CNIS?

O Cadastro Nacional de Informações Sociais, ou simplesmente CNIS, é na prática a base de dados armazenada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Quando foi criado no final da década de 1980, recebeu o nome de Cadastro Nacional do Trabalhador. E então, somente em 1991 passou a ser conhecido por CNIS.

E por conter dados completos dos cidadãos, o CNIS passou a ser uma das ferramentas mais utilizadas na hora de realizar algum tipo de consulta nos registros de Regularidade Social que fazem parte do Governo.


CNIS Caixa

Como acontece em outros casos, se você for cliente da Caixa Econômica Federal, ou Banco do Brasil, acaba contando com algumas vantagens extras, e que não estão disponíveis para todos. A principal delas é a possibilidade de fazer uma pesquisa do CNIS diretamente no site da instituição, de uma maneira rápida e prática. Vou explicar melhor como o procedimento pode ser realizado no site da Caixa.

O primeiro passo é acessar o portal da Caixa disponível no endereço http://www.caixa.gov.br/. Em seguida é preciso:

  • Acessar a sua conta;
  • Procurar a guia “Serviços ao Cidadão”;
  • Clicar em “Extrato Previdenciário”;

Como fazer o cadastro do CNIS

Para você conseguir ter o número do CNIS é necessário preencher um cadastro, que poderá ser feito de duas maneiras: indo pessoalmente a uma das agências do INSS ou pelo site do órgão.

Ao realizar esse procedimento, você já consegue acessar a guia “Meu INSS” no portal, e realizar diferentes transações, entre elas, emitir o extrato do CNIS. Outra maneira de realizar o cadastro é através do telefone 135. Você ainda pode tirar todas as suas dúvidas.


Como fazer a consulta do CNIS

Consultar extrato do CNIS

Fazer a consulta do extrato do CNIS é muito simples e prático. E se você ainda não sabe como tirar, basta ir até o site do INSS (na opção “Meu INSS”, como mencionado acima), e clicar em “Extrato Previdenciário”. Por medida de segurança, a nova página que for aberta precisa ser autenticada, sendo necessário informar uma senha. É muito importante preencher todas as informações pedidas, e caso você ainda não tenha nenhuma senha cadastrada é preciso criar uma.

Feito isso, para validar as informações é preciso anotar a chave de validação informada no final, ligar para a central no 135 e realizar o processo pedido pela instituição.

É necessário responder a tudo o que for solicitado pelo atendente. Uma maneira de agilizar o processo é já ter por perto todos os documentos necessários, como RG e CPF. Essas respostas são usadas para que não tenha nenhum tipo de fraude no sistema.


Como fazer a consulta do CNIS pelo CPF

É importante que você saiba que através do seu número de CPF é possível fazer uma consulta completa do CNIS acessando o site do DATAPREV.

O passo a passo é muito simples, só ir até a opção “inscrição”, em seguida em “filiado”, e preencher todas as informações pedidas pelo sistema.


Como tirar o extrato do CNIS

Se o que você deseja é um extrato completo, ele pode ser emitido diretamente em uma das agências credenciadas do INSS, ou pelo internet banking da Caixa e do Banco do Brasil. Outra maneira de acessar informação é através do portal da Previdência.


Senha do CNIS

A senha é uma segurança para que ninguém consiga acessar os seus dados, por isso é tão importante criar uma que seja realmente segura. É necessário que você faça o cadastro no “Meu INSS” e ligar para o 135, assim ela será validada. Se você deseja saber ainda mais sobre esse assunto, não deixe de cadastrar o e-mail e receber nossas novidades.