Quem tem direito ao PIS?

O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, é um encargo tributário que o trabalhador da iniciativa privada pode fazer para ter acesso a benefícios especificados por lei. Esse programa é feito em parceria entre a Caixa Econômica Federal e o Governo Federal.

Logo, se você quer saber mais informações sobre quem tem direito ao PIS e entender como é possível consultá-lo e recebê-lo, continue lendo este artigo até o final. Boa leitura!

Quem tem direito ao PIS

Caixa PIS: Como funciona

A Caixa Econômica Federal é o banco responsável pelos trâmites legais referentes ao pagamento do PIS para funcionários da iniciativa privada.

Apesar disso, não é necessário ser cliente da Caixa para ter acesso aos serviços do Governo. Na verdade, a empresa é apenas a intermediária do programa.

Além de oferecer o serviço de pagamento, o banco ainda disponibiliza a você a possibilidade de consultar a situação do PIS. Logo para realizar a consulta do PIS através da Caixa, você deve acessar o portal por meio do seguinte link.

Ao fazer isso, insira o número NIS (é o mesmo que o número do PIS/PASEP), o CPF, seu e-mail já cadastrado e a senha. Lembre-se de assinalar o Captcha de segurança e clique em “acessar”.

Para se cadastrar, basta inserir seu CPF e, em seguida, clicar no botão referente a “Cadastrar”. Dessa forma, siga corretamente as instruções de cadastro a fim de conseguir entrar no portal.

Ao final do processo, você poderá visualizar as informações referentes a sua situação do seu PIS em tela.

Mas, afinal, quem tem direito ao PIS de fato? É exatamente isso que você descobrirá logo a seguir.

Quem tem direito ao PIS/PASEP?

Respondendo à pergunta inicial sobre quem tem direito ao PIS, vale ressaltar que são os trabalhadores que contribuem há mais de cinco anos com o programa e que desejam resgatar seu abono salarial.

Além disso, é de suma importância o cidadão ter trabalhado nos últimos 30 dias, recebendo um salário referente ao valor de dois salários mínimos do ano de solicitação.

Por fim, as informações referentes à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) também devem estar em dia no sistema do empregador.

Ficou claro quem tem direito ao PIS? Então agora é hora de entender mais algumas informações importantes a respeito do assunto.

PIS 2020: Valor

No ano de 2020, o valor do abono salarial é calculado proporcionalmente em relação ao tempo trabalhado no ano-base em que é solicitado. Dessa forma, o cálculo corresponde ao número de meses trabalhados multiplicados por 1/12 do salário mínimo vigente.

Assim, o valor do benefício para cada trabalhador é diferente, logo não deixe fazer seu cálculo para tirar a conclusão, ou apenas realize uma consulta da sua situação no portal da Caixa.

Caso prefira, você pode ligar para a Central de Atendimento através do número 0800 726 0207 para solicitar o valor dele.

Calendário PIS 2020

O calendário PIS muda anualmente, e fica disponível no portal da Caixa Econômica Federal.

Abaixo você conseguirá visualizar as datas referentes ao saque, bem como o mês de nascimento do requerente

Feito isso, anote as datas referentes a seu mês de nascimento a fim de conseguir realizar o saque de seu benefício.

Calendário PIS 2020

Como receber o PIS

Para receber o pagamento do PIS 2020, assim como já mencionado, basta conferir no calendário do ano as datas disponíveis para o serviço.

Feito isso, é só se dirigir à uma unidade da Caixa Econômica Federal munido de seu Cartão Cidadão para receber o seu benefício.

Consultar PIS pelo CPF

Se preferir, é possível realizar a consulta do PIS através do número do seu CPF. Para isso, é necessário acessar o portal do Meu INSS através do link.

Em seguida, realize o login com seu CPF e a sua senha única do sistema Gov.br e serão disponibilizadas em tela as informações referentes ao seu número do PIS, assim como sua situação atual.

Como consultar PIS

Podemos dizer que existem várias opções para você que deseja realizar a consulta do PIS. Veja quais são elas a seguir e escolha a que mais combina com você:

Consultar PIS pela internet

Uma das opções mais utilizadas pelos trabalhadores em geral é a consulta via internet. Se você quer acessá-la, visite o portal por meio do seguinte link.

Feito isso, insira as informações solicitadas, que nesse caso são o CPF ou e-mail pré cadastrado, o número NIS (é o mesmo que o número do PIS/PASEP) e a senha.

Por fim, não se esqueça de assinalar o código de segurança Captcha e solicitar a pesquisa.

Se você ainda não está cadastrado, não se preocupe. Para isso, basta inserir seu CPF no formulário e, em seguida, clicar no botão referente a “Cadastrar”. Dessa forma, você será direcionado a uma nova página na qual deve inserir suas informações. Lembre-se de seguir corretamente as instruções de cadastro.

Ao final, você terá em tela as informações referentes à situação do seu PIS.

Consulta por telefone

Caso prefira resolver os problemas à moda antiga, você pode também realizar a consulta do PIS através do telefone da Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal ligando para o número 0800 726 0207.

Durante a ligação, um atendente irá te auxiliar no processo de consulta. Para isso, ele solicitará algumas informações referentes ao seu cadastro e, por fim, irá te fornecer as informações sobre sua situação.

Consulta PIS no caixa eletrônico

Para fazer a consulta pessoalmente, vá à uma unidade da Caixa e solicite através do caixa eletrônico com seu Cartão Cidadão o saldo do seu benefício PIS. Siga os passos solicitados na tela do caixa, e essa informação será disponibilizada.

Consulta PIS Aplicativo Caixa

Consulta PIS Aplicativo Caixa

Por fim, mas não menos importante, a Caixa Econômica Federal criou o aplicativo Caixa Trabalhador. Nele você pode realizar consultas referente ao PIS, assim como acessar as informações sobre o abono salarial, seguro-desemprego, e os calendários de pagamento, além de conferir quem tem direito ao PIS.

O aplicativo está disponível na Play Store para celulares Androids ou na App Store para iOS.

Em suma, saber quem tem direito ao PIS ajuda muito na hora de se planejar para receber o auxílio, não é mesmo? Em caso de dúvidas entre em contato com a Central de Atendimento pelo número 135.